Insane

Por Que É Importante A Proteção Contra Incêndios


Essa equipe é formada por trabalhadores treinados e qualificados para atuar em casos de emergência de incêndio. Além de ter membros treinados, a brigada de incêndio deve ter equipamentos adequados para combatê-lo, como extintores de incêndio, mangueiras e máscaras contra fumaça. Para garantir a segurança de seus funcionários e clientes, e prevenir perdas causadas por incêndios, muitas empresas contratam bombeiros civis para oferecer cursos de treinamento e conselhos, bem como ajudar na inspeção e manutenção dos sistemas de segurança.


Elas também especificam quais equipamentos de segurança devem ser utilizados, como sinalização de saída, luzes de saída de emergência e extintores de incêndio. Além disso, as normas de saídas de emergência especificam o que os trabalhadores devem fazer em caso de emergência, como reunir-se em locais seguros, sair do local o mais rápido possível e alertar os serviços de emergência. As normas de saídas de emergência são fundamentais para garantir a segurança das pessoas.

Atenção Aos Equipamentos De Prevenção E Combate À Incêndios


A instalação de extintores geralmente coloca o equipamento próximo a escadas e saídas de emergência (geralmente no chão ou na parede), mas a localização específica dependerá da planta do local e das circunstâncias gerais do ambiente. Necessário, ainda, documentar o plano de prevenção de acidentes, com medidas que devem fazer parte da rotina da empresa. Esse complexo sistema é composto por ferramentas como detectores de fumaça, alarmes, extintores, iluminação de emergência, bem como de treinamento e capacitação dos empregados e a implantação de uma forte cultura de segurança. Cada edificação demanda o desenvolvimento de um plano de segurança específico, considerando as características do prédio e sua finalidade.


  • Além da prevenção, é também de grande importância que se aprenda a combater os incêndios, dado que, quando as medidas são tomadas com agilidade, as consequências são reduzidas consideravelmente.
  • Para garantir a segurança contra incêndios do condomínio, o síndico deve cumprir certas regras e regulamentos.
  • É um documento de exigência legal, fiscalizado pelo Corpo de Bombeiros para verificar as instalações de combate a incêndio.
  • Embora nem todos os incêndios possam ser evitados, existem medidas que podem ser adotadas para melhorar a segurança e reduzir os riscos de incêndio.

Essas medidas são importantes em empresas de diversos tamanhos e segmentos, que devem elaborar um sistema de proteção e combate a incêndio de acordo com as características e necessidades de cada edificação. Para prevenir incêndios, é importante realizar projetos de conscientização e treinamento dos colaboradores, de modo que, se houver um incêndio, eles possam controlar a situação até a chegada dos bombeiros. Ao estabelecer procedimentos frequentes de verificação e manutenção, é possível realizar pequenos consertos e manter os materiais sempre em boa qualidade, o que ajuda a diminuir os riscos de incêndios. A prevenção de incêndios é um investimento essencial para diversos segmentos empresariais. Sabemos que incêndios podem ocorrer por ações simples, mas podem resultar em grandes ….

Você Sabe Por Que Deve Ser Feita A Demarcação De Piso Para Extintores De Incêndio E Hidrantes?


Saber como agir no momento que o incêndio ocorre é tão importante quanto saber apagá-lo. Informar o trabalhador sobre as regras e normas irá ajudá-lo a garantir a segurança e a proteção no ambiente de trabalho. Para um projeto preventivo de incêndio ser completo, ele precisa contar com portas corta fogo adequadas para cada ambiente. O sistema de hidrantes conta com um reservatório de água, tubulações, peças hidráulicas, bombas de incêndio, abrigo de mangueiras, registro de recalque e de manobra. Ao contrário de outros tipos de equipamento, ele não é acionado de forma automática, devendo, por conta disso, ser colocado em um local de fácil acesso, para que possa ser ativado rapidamente em caso de emergência.
  • Também é importante realizar inspeções regulares nos equipamentos de combate a incêndios.
  • A NR 35 foi criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e tem como objetivo garantir a segurança dos trabalhadores que realizam atividades em altura.
  • Veja se pode encontrar qual era a base do projeto original e compare com seus produtos”.
  • A cultura de prevenção vem sendo construída de forma muito firme e sólida e que possibilita que as pessoas entendam que a segurança não é mais algo subjetivo.
  • Essas saídas também são usadas para permitir que os usuários saiam do edifício durante um incêndio.





Back to posts
This post has no comments - be the first one!

UNDER MAINTENANCE